Para que haja uma iniciação Maçônica, “faz necessária que haja uma morte metafórica e simbólica, assim tal a fênix que renasce das cinzas, o novo associado se desnuda de suas paixões, vaidade e intransigência, assim como prega o Filósofo e filólogo Nietzsche, em seu livro Zaratustra, (É preciso haver morte para que surja o super-homem; ele indica a necessidade da superação de si mesmo e com isso aponta para uma nova maneira de sentir, pensar, avaliar) e é esta a diferença entre o iniciado e o não iniciado.
Os irmãos Maçons, após a iniciação propriamente dita, reuniram-se para recepcionar os mais novos membros da Loja Lindolfo Pires Nº 1894, onde também como profano (como é chamado aqueles que não são maçons) estiveram presentes, por terem sido convidados do iniciante; os Cap Geraldo José DEDEU, e o ST Edimilson Simões (irmão e amigo do coronel Dedeu, respectivamente).
O candidato está cego, por esta razão não enxerga o que se passa a sua volta, ele faz um trajeto sempre conduzido por um Ir.,experiente.
Simbolicamente, os caminhos são cheios de obstáculos, que ele candidato terá que superá-los, estes caminhos, representam os perigos em sua vida, bem ele venceu esta primeira fase.
Em outra viagem, tão importante quanto a primeira, ele encontrará novos desafios, trovões, tempestades, ruídos de espadas e termina com um lavar de mãos, significando que ele está em parte purificado, por esse elemento da natureza que é a água.
Depois de tantos obstáculos que foram superados a seqüência é fazer um trajeto mais tranqüilo e silencioso, ele enfrenta agora outra purificação, o elemento da natureza é o fogo, que serve para ativar bem o coração no candidato o amor aos seus iguais, a fraternidade e a caridade.
Estas provas representam no candidato o seu renascimento e morte para os seus preconceitos, erros e ilusões.
PARABÉNS TEN CORONEL DEDEU, por estas conquistas, em sua trajetória de vida.
Fotos:
(1) Recepção na Loja Lindolfo Pires, Sousa - PB
(2) TC Dedeu:. e CB Alexandre:. e Esposas
(3) Cap Dedeu, TC Dedeu:. e Irmãos:.
Texto: GJD
Pesquisa: Textos Maçônicos