segunda-feira, 26 de abril de 2010

TEN-CORONEL DEDEU TEM INICIAÇÃO NA MAÇÔNARIA

No último final de semana, na cidade de Sousa - PB; o recém promovido Ten-Cel MANOEL DEDEU NETO, Cmt do 14º BPM, teve mais uma alegria quando da sua inicação, na grande Irmandade da Maçonaria.
Para que haja uma iniciação Maçônica, “faz necessária que haja uma morte metafórica e simbólica, assim tal a fênix que renasce das cinzas, o novo associado se desnuda de suas paixões, vaidade e intransigência, assim como prega o Filósofo e filólogo Nietzsche, em seu livro Zaratustra, (É preciso haver morte para que surja o super-homem; ele indica a necessidade da superação de si mesmo e com isso aponta para uma nova maneira de sentir, pensar, avaliar) e é esta a diferença entre o iniciado e o não iniciado.


Os irmãos Maçons, após a iniciação propriamente dita, reuniram-se para recepcionar os mais novos membros da Loja Lindolfo Pires Nº 1894, onde também como profano (como é chamado aqueles que não são maçons) estiveram presentes, por terem sido convidados do iniciante; os Cap Geraldo José DEDEU, e o ST Edimilson Simões (irmão e amigo do coronel Dedeu, respectivamente).


Já foi dito que o homem, para se tornar maçom, tem que ser submetido às provas que constam nos Rituais e é necessário que se cumpra as partes ritualística, que por sua vez são conhecidas por viagens.
O candidato está cego, por esta razão não enxerga o que se passa a sua volta, ele faz um trajeto sempre conduzido por um Ir.,experiente.
Simbolicamente, os caminhos são cheios de obstáculos, que ele candidato terá que superá-los, estes caminhos, representam os perigos em sua vida, bem ele venceu esta primeira fase.



Em outra viagem, tão importante quanto a primeira, ele encontrará novos desafios, trovões, tempestades, ruídos de espadas e termina com um lavar de mãos, significando que ele está em parte purificado, por esse elemento da natureza que é a água.
Depois de tantos obstáculos que foram superados a seqüência é fazer um trajeto mais tranqüilo e silencioso, ele enfrenta agora outra purificação, o elemento da natureza é o fogo, que serve para ativar bem o coração no candidato o amor aos seus iguais, a fraternidade e a caridade.
Estas provas representam no candidato o seu renascimento e morte para os seus preconceitos, erros e ilusões.
PARABÉNS TEN CORONEL DEDEU, por estas conquistas, em sua trajetória de vida.

Fotos:


(1) Recepção na Loja Lindolfo Pires, Sousa - PB

(2) TC Dedeu:. e CB Alexandre:. e Esposas

(3) Cap Dedeu, TC Dedeu:. e Irmãos:.

Texto: GJD
Pesquisa: Textos Maçônicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário