quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CAPITÃO DEDEU ASSUME CHEFIA REGIONAL DO PROERD

O Coordenador Estadual do Programa Educacional de Resistência às drogas e à Violência - PROERD, no uso de suas atribuições, estabelecidas pela Resolução nº 0006/2003-GCG, de 27 de agosto de 2003, informa que ocorreram mudanças nas Chefias Regionais das Unidades abaixo relacionadas, onde estarão assumindo as Chefias do referido programa no segundo semestre do corrente ano, os seguintes Policiais Militares:
03º BPM Chefe Cap 514.579-1 Geraldo José DEDEU
(Nota nº 126967 de 22 Set 2010 – PROERD; Publicado no BOL PM Nº 0172 de 22 DE SETEMBRO DE 2010 PGINA: 4762)
[III BPM Abrangendo as Companhias: 1ª Cia - Patos; 2ª Cia - Teixeira; 3ª Cia - Santa Luzia; 4ª Princesa Izabel e 5ª Cia - Itaporanga]
HISTÓRICO DO PROERD
PROERD - O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos cinqüenta estados americanos, e em cinqüenta e oito países.
No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.
Objetivos:
O PROERD é desenvolvido nas Escolas de (1ª a 9ª Séries), Ensino Fundamental, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas.
Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas.
O Programa:
O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.
Oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.
O Programa não invalida qualquer outro Programa, Trabalho ou Atividade de prevenção, dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação, efetiva, do empresariado constitui-se na sustentação, econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do PROERD, visando atender parcela, cada vez mais significativa, das crianças e adolescentes, criando, dessa forma, uma rede protetiva, crescente, contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência.(1)

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Histórico da 5ª Companhia de Polícia Militar - Itaporanga

A 5ª Companhia de Polícia Militar, com Sede na cidade de Itaporanga-PB, está encravada no alto sertão paraibano, a 420 km da capital, foi criada através do Decreto nº. 6.993, datado de 19 de agosto de 1976, no governo do Exmº Sr. IVAN BICHARA SOBREIRA, recebendo a denominação de 13ª CIESE (Companhia Interiorana Especial de Segurança do Estado), época em que era Comandante Geral da Polícia Militar o Exmº Sr. Cel. QEMA (Oficial do Exército Brasileiro) ADOLPHO FERNANDES LIRA MAIA. Por força do Decreto nº. 9.084, datado de 21 de julho de 1981, sua denominação foi alterada para 3ª Companhia de Polícia Militar. Seu primeiro Comandante foi o então:

1º Ten. QOPM DEUSLÍRIO PIRES DE LACERDA, seguido pelos:
CAP QOPM CELSO CARDOSO DE ALMEIDA;
CAP QOPM CLAUDEMIR RODRIGUES DA SILVA;
CAP QOPM ARDNILDO MORAIS DOS SANTOS;
CAP QOPM JOSÉ FRANCISCO XAVIER, por 02 vezes;
CAP QOPM JOSÉ MARTINS FILHO;
CAP QOPM MARCOS ANTONIO JÁCOME SOARES DE CARVALHO;
CAP QOPM MARCOS AURÉLIO DE ARAÚJO CARVALHO;
CAP QOPM SEVERINO EPAMINONDAS DE SOUSA;
CAP QOPM MARINALDO ASSIS DE SOUSA;
CAP QOPM MARCUS MARCONI TORRES DE LIMA,
CAP QOC JOÃO HENRIQUE DOS SANTOS PLUTARCO RODRIGUES DE LIMA;
CAP QOPM JOSÉ PACÍFICO PEREIRA DA SILVA FILHO;
CAP QOPM JOÃO HENRIQUE DOS SANTOS PLUTARCO RODRIGUES DE LIMA - 2ª Designação.
CAP QOC FRANCISCO RUBENS DE ANDRADE CAMPOS;
CAP QOC EDSON HUGO DE SOUSA.
CAP QOC KELMA SIMONE VIEIRA DE SÁ CAVALCANTE;
CAP QOA GERALDO JOSÉ DEDEU (Interinamente).
Atualmente a 5ª Companhia tem no comando, o Major do quadro de Oficiais Combatentes da Polícia Militar do Estado, o Senhor FERNANDO ANTONIO RODRIGUES DOS SANTOS, enquanto aguarda a elevação ao status de Batalhão, (13º BPM).
Fonte: 5ª Cia

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

POLICIAIS MILITARES E CIDADÃOS DEBELAM FOGO EM PIANCÓ

No dia 15/09, por volta das 21h00min, na rua Ernane Satyro, s/n, bairro do Cossaco, na cidade de Piancó – PB, inciou-se um principio de incêndio no estabelecimento comercial da Srª VILMA MARIA DA CONCEIÇÃO, que não teve maiores conseqüências devido a uma rápida resposta, das pessoas que ali se achavam presente.

No momento do incêndio o Cap DEDEU, encontrava-se em uma lanchonete próxima ao “Mercadinho Faixa Azul”, e ao ver a fumaça, acorreu ao local, juntamente com o Sr RONALDO BANDEIRA (Gerente do Lojão Rio do Peixe) e chegando a localidade onde já tinha a presença de populares, deu inicio aos trabalhos de debelar o fogo; ao mesmo tempo em que acionou a Guarnição de Rádio Patrulha, tendo em vista não contarmos com equipe do Corpo de Bombeiro, na cidade (a mais próxima é na cidade de Patos – PB, a 84 km de distancia).


Com a chegada da guarnição policial, que já ciente do evento, compareceu com extintores de Água Pressurizada, bem como de CO2 (Gás Carbono), conseguindo por fim debelar as chamas que se avolumavam.

O perigo de uma tragédia foi real, pois conforme pode se constatar, em um depósito adjacente ao Mercadinho, encontrava uma quantidade considerável de Botijões de GLP (Gás de Cozinha), e caso o fogo tivesse os atingido, poderia inclusive ter havido perdas humanas.

Após uma análise preliminar do local, pode-se averiguar que o incêndio teve como principio um curto circuito, pois a instalação além de ser antiga, tinha vários dispositivos elétricos ligados, bem como as tomadas e pontos de energia, encontravam-se totalmente derretidos.

Fotos e Texto: GJD


sábado, 11 de setembro de 2010

Operação "Mãos Dadas" II

Seguindo o Plano de Comando do Tenente Coronel Dedeu, Policiais Militares do Serviço de Inteligência do 3º Batalhão, deflagraram na noite desta Sexta Feira, a "Operação Mãos Dadas" que culminou na prisão de 02 (duas) mulheres envolvidas com o Tráfico de Drogas. A Operação teve início há alguns dias, onde o Serviço reservado (P2) com investigadores da Polícia Civil levantaram todo o esquema de distribuição da Droga conhecida por "CRACK" que era levada de Patos até a região de Itaporanga e Sousa. Após tomar conhecimento do Modus Operandi das mulas e observando a melhor oportunidade de agir, os Policiais prenderam a mulher identificada por Edileuza que estava transportando mais de 200 (duzentas) pedras de CRACK e R$ 160,00 (cento e sessenta reais) em dinheiro. A referida acusada confessou participar como mula e levou os PMs até Tatiana de Araújo residente no Bairro do Juá Doce em Patos-PB, em cuja residência foi encontrada grande quantidade da mesma droga, cerca 1.000 (mil) pedras de CRACK, R$ 9.685,50 (nove mil, seiscentos e oitenta e cinco reais e cinquenta centavos) em dinheiro, também foi dada voz de prisão para a segunda acusada e ambas com toda a Droga e dinheiro apreendidos foram levados para a Delegacia para as providências cabíveis. A Operação continua no intuito de prender o restante da quadrilha de traficantes, uma vez que a quantidade de Drogas foi volumosa e certamente estas duas acusadas são apenas a ponta do Iceberg.
Fonte: 3º BPM

Operação "Mãos Dadas" I

Por volta das 11h00min de ontem 10/09, Policiais Militares de Itaporanga - PB, ao dar início a Operação "Mãos Dadas", prenderem em Flagrante Delito: IVONILSON GOMES DOS SANTOS, com 25 anos de idade, agricultor, residente no Sítio Quixaba; MARIA LUCIANA DA CONCEIÇÃO, com 38 anos de idade, doméstica, Residente na Rua Tabelião Manoel Fernandes, s/n, São Sebastião Patos-PB; EDILEUZA PEREIRA CÂNDIDO, com 35 anos de idade, doméstica, Residente na Rua Tabelião Manoel Fernandes, s/n, São Sebastião Patos-PB, todos da cidade de Patos-PB; FÁBIO ZACARIAS PEREIRA, com 26 anos de idade, agricultor, Residente na Vila Mocó, Itaporanga-PB. Os acusados estavam hospedados na Pousada do Posto de Combutível Cosmo e com os mesmos foram encontradas 312 pedras de “Crack”, aparelho celular e dinheiro. Na parte da noite houve continuação das diligências na cidade de Patos, onde foram apreendidas mais de 1.000 (mil) pedras da mesma droga e qgrande quantidade em dinheiro.
Fonte: 3º BPM