quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CAPITÃO DEDEU ASSUME CHEFIA REGIONAL DO PROERD

O Coordenador Estadual do Programa Educacional de Resistência às drogas e à Violência - PROERD, no uso de suas atribuições, estabelecidas pela Resolução nº 0006/2003-GCG, de 27 de agosto de 2003, informa que ocorreram mudanças nas Chefias Regionais das Unidades abaixo relacionadas, onde estarão assumindo as Chefias do referido programa no segundo semestre do corrente ano, os seguintes Policiais Militares:
03º BPM Chefe Cap 514.579-1 Geraldo José DEDEU
(Nota nº 126967 de 22 Set 2010 – PROERD; Publicado no BOL PM Nº 0172 de 22 DE SETEMBRO DE 2010 PGINA: 4762)
[III BPM Abrangendo as Companhias: 1ª Cia - Patos; 2ª Cia - Teixeira; 3ª Cia - Santa Luzia; 4ª Princesa Izabel e 5ª Cia - Itaporanga]
HISTÓRICO DO PROERD
PROERD - O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos cinqüenta estados americanos, e em cinqüenta e oito países.
No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.
Objetivos:
O PROERD é desenvolvido nas Escolas de (1ª a 9ª Séries), Ensino Fundamental, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas.
Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas.
O Programa:
O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.
Oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.
O Programa não invalida qualquer outro Programa, Trabalho ou Atividade de prevenção, dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação, efetiva, do empresariado constitui-se na sustentação, econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do PROERD, visando atender parcela, cada vez mais significativa, das crianças e adolescentes, criando, dessa forma, uma rede protetiva, crescente, contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência.(1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário